fbpx

WHEY PROTEIN, CASEÍNA OU ALBUMINA?

Consultas Presenciais ou Online!

Novo Estudo sobre as Proteínas pode sacudir o mercado de nutrição esportiva

O Whey protein tem sido a fonte de proteína Principal no mercado de nutrição esportiva. 

Mas um novo estudo pode significar oportunidade para outras proteínas e expandir o mercado para que as formulações atinjam um público além dos atletas e guerreiros de fim de semana.

No encontro “Experimental Biology meeting”, em San Diego, Blake Rasmussen, PhD, da University of Texas Medical Branch, apresentou resultados que mostram que um blend de proteínas contendo 50% de caseína, 25 por cento de soro de leite e 25 por cento de soja foi superior ao soro do leite sozinho para prolongar a construção e recuperação muscular após o exercício.

“O Whey Protein tem sido considerado como o ingrediente padrão ouro após o exercício para aumentar o crescimento muscular”, disse Rasmussen.

 “O principal problema com soro de leite é que é rápida digestão causa resposta anabólica no músculo por apenas cerca de uma hora. Nós queríamos prolongar a resposta anabólica com outras fontes de proteína.” 

 “Verificamos que a síntese de proteína muscular é elevada por um longo período de tempo com uma mistura de proteínas contra proteínas do soro somente.” 

A combinação de diferentes proteínas foi determinada em trabalhos pré-clinicos anteriores de Rasmussen com ratos.

Soro de leite, Soja e a caseína são todos absorvidos em taxas diferentes durante a digestão. Whey protein é referido como uma proteína “rápida” porque ele é rapidamente absorvido, entre 30 e 60 minutos, disse Rasmussen. 

A soja é uma proteína de absorção intermediária, tendo entre 60 e 120 minutos para digerir. E a caseína é uma proteína lenta, requerendo entre três e cinco horas para digerir.

“A combinação dá-lhe um rápido aumento na síntese protéica, e torna-se sustentada”, disse Rasmussen. “É uma absorção prolongada que os os músculos usam para a recuperação.”

Um estudo duplo-cego, aleatorizado, clínico, seguindo 19 adultos jovens, antes e após a ingestão de cerca de 19 gramas de proteína a partir da mistura ou cerca de 17,5 gramas de proteína de soro de leite sozinho.

“Seus músculos não se recuperam em 30 minutos. Demora pelo menos 24 a 48 horas para que seus músculos se recuperem após um exercício de resistência”, disse Greg Paul, diretor de marketing mundial para nutrição desportiva e controle de peso na Solae, um fornecedor de soja que patrocinou o estudo.

Não apenas para os atletas?

Fazem apenas cinco anos que a pesquisa mostrou que a proteína deve ser uma parte importante de produtos de nutrição esportiva. 

Antes disso, o jogo foi tipicamente fornecidos por empresas como a Gatorade e outras com o mesmo estilo de bebidas: com carboidratos e eletrólitos rápidos como o potássio e o sódio.

O Whey se tornou a fonte de proteína número 01 em bebidas, pois rapidamente alimenta os músculos. 

O Soro de leite também aparece melhor do que a soja para a síntese muscular por causa da presença no soro do aminoácido leucina, que tem sido demonstrado para exclusivamente actuar como um sinal estimulante para a síntese da proteína muscular. 

Mas para os atletas e guerreiros de fim de semana da mesma forma, usando uma mistura de fontes de proteínas que absorvem no corpo ao longo do tempo significa que os músculos estão sendo alimentados até a próxima refeição.

A adição de soja também é importante devido a determinadas propriedades de soja, incluindo seu poder antioxidante e anti-inflamatório, que são os dois atributos fundamentais na construção muscular além de efeitos anabólicos.

E isso pode levar ao próximo grande passo para produtos de proteínas: os idosos.

“Misturas de proteína são úteis para a nutrição esportiva”, disse Rasmussen, “mas também para aqueles interessados ​​no envelhecimento e na manutenção da massa muscular à medida que envelhecemos. Isso poderia ser uma grande intervenção para o envelhecimento.

“Até à data, os produtos destinados a nutrição de idosos com propostas centradas em proteínas de alto valor biológico são poucos e distantes entre si.

A tendência de envelhecimento dos baby boomers, juntamente com pesquisas que demonstram o valor de misturas de proteínas na manutenção da massa muscular, deve ser de interesse para os profissionais de marketing e desenvolvedores de produtos.