fbpx

CENOURAS PREVINEM CANCER

Consultas Presenciais ou Online!

O Futuro é a Prevenção.

Comer algumas cenouras cruas toda semana reduz o risco de câncer de cólon

Há já algum tempo que estamos imersos no maravilhoso mundo dos poliacetilenos, um grupo de compostos que melhoram a saúde e são encontrados nas cenouras e vegetais relacionados.

Talvez essas substâncias possam explicar o escopo de um estudo publicado recentemente por pesquisadores dinamarqueses.

Segundo esse estudo, as pessoas podem diminuir o risco de câncer de cólon se comerem de 2 a 4 cenouras cruas por semana.

Estudo

Os pesquisadores acompanharam 57.053 dinamarqueses de meados da década de 1990 até 2016. Quando o estudo começou, os pesquisadores usaram questionários para mapear a dieta dos participantes do estudo.

Resultados

Havia um vínculo entre o câncer de cólon e a cenoura, mas apenas relacionado ao consumo de cenoura crua.

Cenouras cozidas e suco de cenoura disponível comercialmente não protegiam contra o câncer de cólon.

Os participantes do estudo que consumiram mais de 2 a 4 cenouras cruas por semana tiveram uma probabilidade significativamente menor de desenvolver câncer de cólon do que os dinamarqueses que consumiram menos cenouras cruas.

A associação entre o consumo de cenoura e o câncer de cólon permaneceu estatisticamente significativa depois que os pesquisadores descartaram todos os fatores que conseguiram pensar.

Os pesquisadores suspeitam que o efeito protetor da cenoura seja causado por poliacetilenos como o falcarinol e o falcarindiol, que inibem o câncer em estudos in vitro e em animais.

Na maioria dos países ocidentais, a cenoura é a principal fonte de alimento dos poliacetilenos. No entanto, vegetais menos populares, como adega, erva-doce e pastinaga, contêm mais poliacetilenos.

Conclusão

“Os resultados deste estudo de coorte prospectivo apoiam claramente os resultados de estudos em ratos com câncer para câncer colorretal e, portanto, um efeito preventivo do câncer colorretal da cenoura”, resumem os pesquisadores.

Fonte
Nutrients. 2020;12(2):332.

📞3224-5866

📞99853-9933